Um pouco de história


Desde início da década de 80 uma equipe de especialistas de diversas áreas se reuniam para tratar de causas concernentes à adolescência e, em  30 de junho de 1994, idealizada pela Dra. Marilia de Freitas Maakaroun, sua primeira presidente, a AMA - Associação Brasileira de Adolescência foi fundada.


Em parceria com a Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban), uma entidade sem fins lucrativos a equipe da AMA prestou naquele endereço atendimento ambulatorial  para a população adolescente (faixa etária de 10 a 20 anos de idade) funcionando também como espaço de formação para acadêmicos de cursos de medicina e para a prática de estágio para diversos cursos universitários da região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo, além do atendimento aos adolescentes era capacitar os profissionais para atender à imensa demanda de adolescentes e seus familiares que necessitavam de cuidados.

Coordenado pela Dra. Marília de Freitas Maakaroun, com formação em pediatria, psiquiatria e hebiatria, o ambulatório disponibilizou, até dezembro de 2014 (mês em que a Fuliban encerrou suas atividades),  uma média de 400 consultas por mês para adolescentes que buscam atendimentos em quaisquer circunstâncias de saúde e doença. O atendimento era gratuito e universalizado, utilizando de uma abordagem integral e interdisciplinar envolvendo práticas curativas e, com especial ênfase, às ações preventivas e educativas para os jovens e os seus familiares.

Paralelamente aos cursos que se oferecia e aos atendimentos prestados aos adolescentes e seus familiares a AMA promoveu Congressos e Seminários com temas de relevância para a sociedade.
Destacam-se: Ética e Cidadania, Violência e Adolescência, Maioridade Penal e outros.

Atualmente, para além das dificuldades políticas e econômicas pelas quais se vivenciam no país a AMA pretende continuar seu esforço em aprimorar os estudos científicos em torno do adolescente e, ainda que sem espaço físico ambulatorial prestar,  através da sua equipe, os atendimentos aos adolescentes e às suas famílias com o cuidado e o zelo que sempre o fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário